A importância da psicologia do esporte para o esporte de alto rendimento

Atualizado: 22 de jun. de 2020

A importância da psicologia do esporte para o esporte de alto rendimento

Cada atleta e cada técnico tem uma necessidade diferente.

O psicólogo do esporte vai identificar e proporcionar um desenvolvimento das habilidade e potencialidades mentais especiais do atleta. Ajudando e facilitando o trabalho do técnico, onde ele pega estas informações e utiliza como ferramenta para trabalhar melhor com os atletas.

No trabalho do psicólogo do esporte é realizado um mapeamento das necessidades dos atletas, do técnico e da equipe e depende exclusivamente da confiança dos atletas e do técnico para que o trabalho surta resultado.

Cada modalidade requer uma habilidade especifica da psicologia do esporte, pois o trabalho com uma equipe é diferente para o trabalho realizado com um atleta individualmente.

Dentro das modalidades tem que se respeitar as particularidades de cada esporte.

Não se trabalha somente a equipe como um todo, mas as posições que cada atleta ocupa na sua equipe, respeitando as características do atleta, assim como as características exigidas para ocupar a posição. Pois cada posição necessita de um trabalho psicológico e mental particular.

Ex: o pensar e atuar de um pivô é diferente de um armador direito e ou esquerdo, assim como é diferente o pensar de um armador central e um ponta direita ou esquerda. E particularmente o pensar de um goleiro.

No trabalho de grupo é necessário identificar a identidade da equipe, que normalmente apresenta a mesma identidade de condução do técnico, mas se esta identidade ainda não estiver coesa ou não existir é preciso ser criada para que os resultados apareçam na equipe.

Os resultados individuais podem até aparecer neste momento, mas a equipe não existe, o que existe é um grupo de atletas jogando individualmente e com necessidades diferentes.

O importante é saber que a performance não é constante.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo