O conjunto de processamento da seleção de estímulos relevantes e a negligência de estímulos irrelevantes (pelo menos temporariamente) é o que caracteriza a atenção.
Portanto, a atenção é a atividade mental que possibilita o indivíduo sustentar e permitir a passagem de estímulos para regiões de processamento superior (funções executivas) e descartar os estímulos irrelevantes.
E o que é prestar atenção?
prestar atenção é a capacidade de modular a consciência em processos mentais centrados em pelo menos uma única tarefa principal, colocando as demais tarefas em segundo plano.
E em alguns momentos (de acordo com o desenvolvimento de algumas habilidades mentais) ser capaz de direcionar nossa atividade mental na execução de mais de uma tarefa.

Os mecanismos da atenção chegam a atuar de modo dinâmico, seleciona os estímulos sensoriais que chegam pelas diferentes vias sensitivas (audição, olfato, tato,visão, paladar e percepção) e organiza os processos mentais.
A atenção, como uma das funções cognitivas, é requisito básico para a manifestação da intelectualidade e da reflexão.
Já que falamos anteriormente sobre consciência - O que é consciência?
biologicamente pode ser considerada como um estado que o sujeito é capaz de reconhecer a sua própria atividade psíquica e ambiental, percebendo-se como indivíduo e se diferenciando dos objetos que o rodeiam.
Na neuropsiquiatria, consciência pode ser relacionada com o estado de estar acordado e respondendo a estímulos.
Atenção - é uma dimensão da consciência que direciona a capacidade para manter o foco em uma atividade, assim como, também, o esforço voluntário para selecionar aspectos de uma experiência do mundo interno, estamos falando de memória, ou externo possibilitando que a atividade mental se volte para para eles em detrimento dos demais.
A atenção pode ser subdividida em foco / vigilância da atenção e tenacidade da atenção (capacidade de sustentar a atenção onde se necessita).
As subdivisões da atenção
É possível subdividir a atenção de acordo com as funções específicas que ela exerce, podendo ser classificada em:
atenção sustentada - é a capacidade que o individuo tem de manter a tenacidade atencional em determinado estímulo ou sequência de estímulos durante um período de tempo necessário para o desempenho de uma tarefa ou resolução de um problema.
atenção seletiva - é a capacidade do indivíduo de privilegiar determinados estímulos em detrimento de outros. está ligado a um mecanismo voluntário de orientação da atenção.
atenção dividida - é a capacidade de desempenhar duas tarefas simultaneamente, sendo uma delas mediada voluntariamente e a outra, involuntariamente (Exemplo: conversar (esforço cognitivo de processamento consciente) enquanto dirige (processamento automático).
atenção alternada - é a capacidade do indivíduo em alternar o foco atencional, ou seja desengajar o foco de um estímulo e engajar em outro, de modo voluntário.
Quer saber como melhorar a atenção dos seus atletas?
Primeiro descubra quais delas ele tem mais e menos dominância.
Depois entenda o que afeta as que ele tem menos dominância.
E a partir dai crie atividades que ajudem a desenvolver e consolidar as atenções que seu atleta mais utiliza e menos utiliza na sua atividade competitiva.
Procure um psicólogo do esporte para que ele através de testes e técnicas consiga dar as respostas adequadas sobre quais atenções os atletas precisam desenvolver e ou melhora-las adequadamente.

Fonte: Gondim, F.A.A; Taunay, T.C.D; Leitão, A.M.F. Neuropsicofisiologia - introdução as neurociências do comportamento humano. 3.ed. - Fortalez: EdUnichtistus, 2016.
Comments