Definir metas e alcançar objetivos

Atualizado: 22 de jun. de 2020

As metas estão presentes em nossos projetos pessoais e profissionais e servem como uma “direção” a ser seguida quando queremos alcançar nossos objetivos. No entanto, nem sempre conseguimos definir metas com eficiência e isso impacta diretamente no sucesso do que nos propomos a fazer. Mas existe uma maneira eficiência de definir as metas?!

Por que não conseguimos definir metas? Você já deve ter passado por alguma situação que te levou a pensar: “Não vale a pena, não está dando resultado, vou desistir”. Isso acontece em todas as esferas de nossas vidas, mas você já parou para pensar por que os objetivos não foram alcançados? Existem algumas respostas possíveis como a procrastinação, a falta de foco, ansiedade, ou até mesmo pouca habilidade para resolver problemas, são vários os motivos que nós damos quando não conseguimos alcançar nossos objetivos. Existe um item que pode ser o responsável por esse problema, que é:

Definir metas erradas Se você tem – ou teve – problemas em alcançar os objetivos que traçou, pode ter certeza que suas metas têm uma grande parcela de culpa.

Como fazer para alcançar os objetivos que traçados? Usando algumas Regras: Se você tem um projeto (pessoal ou profissional), é possível estipular 3 metas de níveis diferentes, que te ajudarão a evoluir e cumprir melhor o prazo de todos os seus objetivos. Um passo importante para quem precisa definir melhor as metas. O ideal é que você defina três pequenas metas que te ajudarão a chegar no seu principal objetivo.

Primeira meta Ela serve para você perceber que começou o projeto que você estava empenhado para fazer. Por exemplo, se seu objetivo é se tornar referência em uma área de atuação, o primeiro passo é procurar um curso na área ou listar aqueles que mais interessam. É uma forma de lembrete que mostra o resultado do primeiro passo.

Segunda meta A segunda meta deve ser algo que, quando concluído, faça você dizer: nossa, realizei um ótimo trabalho. Seguindo o exemplo acima, quando você termina o curso selecionado, por exemplo.

Terceira meta A terceira e última meta precisa ser difícil. O nível de qualidade exigido para a conclusão desta meta deve ser excepcional. Ela será o ápice do seu projeto e pode englobar até mesmo sonhos que você acredita que são impossíveis de realizar. Como, por exemplo, se tornar especialista na sua nova área de atuação ou conseguir o emprego na empresa que mais tem representativa no mercado para o qual se preparou. Por que definir metas? Metas bem definidas, com uma divisão no estilo da Regra das 3 Metas, ajudam consideravelmente o desenvolvimento pessoal e profissional. O papel das metas bem definidas é exatamente mostrar progressão para que a pessoa veja o quanto ela está evoluindo ao exercer as atividades necessárias para chegar ao seu objetivo final. Regras mal definidas atrapalham, fazem você querer desistir e vão arruinar o seu projeto. Defina bem suas metas, utilizando algum tipo de progressão entre elas.

Metas e objetivos: diferenças e exemplos Todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos e, por isso, cria metas e objetivos para si. Porém, algumas pessoas acabam confundindo esses dois termos e, com isso, podem ter problemas em defini-los, principalmente na hora de criar um Planejamento Pessoal ou Profissional.

Assim, definir seus objetivos e mensurar seus resultados podem contribuir para o alcance de suas metas.

O que são objetivos? “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” José de Alencar Os objetivos dão descrições concretas de onde está se querendo chegar, ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o propósito. O objetivo é estratégico e abrangente. No que tange a vida pessoal pode significar cursar uma nova faculdade, emagrecer, dar um salto na vida financeira, casar, ter filhos, começar um hobby ou uma atividade física. Os objetivos são os sonhos, o que nos move e o que nos motiva diariamente.

O que são metas? “Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta.” Mary Kay Ash Andando junto aos objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, têm prazos específicos para acontecerem. Por exemplo, se o seu objetivo é ficar rico, sua meta será traçar caminhos que te levarão à riqueza, como administrar melhor seu dinheiro e ter uma fonte de renda extra nos próximos cinco anos. Quando metas são atingidas, você consegue alcançar os seus objetivos.

Sendo assim, a diferença entre objetivo (que é o que você pretende fazer e/ou alcançar) e metas (que é a especificação desses objetivos quantitativamente) fica claro. O objetivo é o que você quer alcançar, e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo.

Por que é importante investir em metas e objetivos? Independentemente da área em que atuemos, todos nós precisamos estabelecer metas e objetivos, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Digo isso, pois são eles que fazem com que tenhamos motivação diária para levantar da cama e realizar os feitos necessários para vê-los concretizados, principalmente quando o assunto são os objetivos. As metas, sonhos e objetivos, fazem parte de uma espécie de pacote, capaz de nos tornar seres cada vez mais realizados em nossa trajetória pela vida. É por meio da concretização de cada um deles que conseguimos experimentar, verdadeiramente, o gosto e a sensação da felicidade em nossa jornada evolutiva. Sendo assim, é fundamental que tenhamos clareza do que queremos alcançar ao longo da vida e de que maneira vamos fazer para atingir os sonhos e objetivos que traçarmos rumo à nossa própria felicidade, uma vez que esta missão cabe somente a nós mesmos e a mais ninguém.

Metas S.M.A.R.T. Toda meta deve seguir este sistema, caso contrário não se chegará a lugar nenhum. O sistema de Metas S.M.A.R.T pode te ajudar a se planejar de forma mais eficaz. De maneira fácil e intuitiva, o sistema utiliza práticas para planejar e gerenciar metas pessoais e profissionais.

S: Específica (Specific) Quando uma meta é específica, significa que tira qualquer possibilidade de ambiguidade de seu entendimento. A intenção é facilitar ao máximo a criação de atividades e avaliações desta meta em um futuro próximo. Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “O que? Por quê? Quem? Onde? Qual é?”

M: Mensurável (Measurable) Toda meta precisa ser mensurável. Este é um critério importante para definir se ela realmente foi alcançada. Se a meta não pode ser medida, quer dizer que ela nunca será alcançada. Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “Quanto custa?, “Quanto tempo leva? “Baseado em que valor ou informações eu saberei que essa meta foi atingida?”.

A: Alcançável (Attainable) Ter uma meta difícil demais pode desmotivá-lo, assim como uma meta fácil demais. A difícil pode parecer inalcançável e a fácil que você se subestima. Sendo assim, é essencial fazer uma avaliação sobre as metas como um todo, verificando sempre se elas são razoáveis e te motivam a buscar constantemente a sua realização. Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “Como saberei se a meta foi atingida? Baseado em qual parâmetro?”.

R: Relevante (Relevant) Uma boa meta é aquela que traz grandes propósitos ao indivíduo. E, na prática, somente a pessoa saberá se a meta é relevante ou não.

Alguns critérios que podem ser levados em consideração são o impacto nas métricas, timing e se o conjunto de metas faz sentido para o planejamento da pessoa.

T: Temporal (Time-bound) As metas são passos de um planejamento completo. Por este motivo é importante colocar prazo em cada um dos passos. Se você não organizar o seu tempo, com toda certeza, o final será prejudicado. . Traçando e alcançando metas através do 5W2H Além da ferramenta S.M.A.R.T., compartilho também a ferramenta 5W2H, uma maneira prática e bastante eficaz de definir suas metas, sejam elas pessoais e profissionais. A 5W2H é uma sigla em inglês, que diz respeito a um apanhado de diretrizes, que vão auxiliar e deixar claro tudo o que precisa ser desenvolvido para que uma meta seja atingida passo a passo. Traduzindo melhor, significa: 5 W: • What (o que será feito?) – determina-se neste ponto o que será realizado ao longo do processo para que a meta seja devidamente concluída; • Why (por que será feito?) – neste ponto serão determinadas as razões pelas quais as metas devem ser cumpridas uma a uma; • Where (onde será feito?) – em quais momentos da vida pessoal ou em quais áreas da vida profissional devem ser empregadas ações imediatas para que as metas sejam alcançadas; • When (quando?) – é fundamental estabelecer um cronograma, com os prazos para a entrega de cada uma das demandas e atividades; • Who (por quem será feito?) – aqui serão determinados os atores deste processo, ou seja, aqueles que irão colocar a mão na massa e fazer o passo a passo para que tudo saia do papel e tome forma.

2H: • How (como será feito?) – aqui deve-se determinar como cada passo do processo será colocado em prática por seus responsáveis; • How much (quanto vai custar?) – e finalmente, porém não menos importante, quais serão os custos de cada ação que envolve as metas.

Realizando este passo a passo, com certeza você terá um mapeamento claro de suas metas e objetivos, que não vão deixar nem com que você, nem com que a sua equipe, se perca ao longo do caminho.

Para que metas sejam cumpridas e objetivos concluídos, existem três passos importantes: Planejamento O primeiro passo, após estabelecer objetivo e metas, é organizá-los. Crie planilhas e documentos com o que precisa ser concluído, quais os prazos e as prioridades. Dessa maneira, você e sua equipe de trabalho terão ciência do que precisa ser desenvolvido, bem como o papel de cada um para a concretização do que foi planejado inicialmente. Dedicação Mantenha-se firme em seu propósito. Lembre-se sempre do que é necessário para alcançar seu objetivo e motive-se para cumprir cada meta. Sem dedicação, persistência e resiliência, você pode acabar se perdendo e fazendo no meio do caminho a última coisa que você pode fazer, que é desistir daquilo que tanto almeja para se sentir realizado. Cooperação É necessário que todos estejam comprometidos em realizar as metas, cada um cumprindo sua parte e ajudando os demais colegas com a parte deles. Isso se dá, pois, definitivamente, não somos ninguém sozinho, ou seja, precisamos sempre da colaboração de todos ao nosso redor para conseguirmos alcançar o sucesso nos negócios e na vida pessoal. Agora que você já sabe a diferença entre metas e objetivos, é importante que comece a colocá-los em prática para realizar seus sonhos, pois, como eu disse no início do texto, somente nós mesmos somos responsáveis pela nossa felicidade. Sendo assim, cabe somente a nós encontrar os meios eficazes para que tudo o que está em nossa mente, se torne realidade.

Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/…/metas-objetivos-diferencas…/

https://www.ignicaodigital.com.br/definir-metas-regra-3-me…/

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo