Estado Flow - Como alcança-lo?!

Atualizado: 14 de ago. de 2020

Mas antes de alcança-lo precisamos saber o que é Estado Flow.

A teoria do flow foi criada por Mihaly Csikszentmihalyi, um de seus livros mais famosos é chamado de A Descoberta do Fluxo. Mihaly Csikszentmihalyi, é a maior autoridade mundial sobre psicologia positiva.

No livro Flow: The Psychology of Optimal Experience, o psicólogo húngaro tem o intuito de apresentar as características-chave das atividades que levam o ser humano a vivenciar a excelência na vida cotidiana.

"É o envolvimento pleno do fluxo, em vez da felicidade, que gera a excelência na vida. Quando estamos no fluxo, não estamos felizes, porque para experimentar a felicidade precisamos focalizar nossos estados interiores, e isso retiraria nossa atenção da tarefa que estamos realizando. Só depois de completada a tarefa é que temos tempo para olhar para trás e ver o que aconteceu, e então somos inundados com a gratidão pela excelência da experiência – desse modo, retrospectivamente, somos felizes (Mihaly Csikszentmihalyi)."

Quando entra em estado flow não percebe-se o tempo passar, a noção temporal praticamente se torna parte da atividade.


Existem alguns componentes que caracterizam o estado de flow.

1. Clareza de objetivos: Quando sabe-se exatamente o que vai realizar e quais são as (suas) expectativas em relação a atividade.

2. Foco e concentração: Direcionamento proposital de um grau altíssimo de foco e concentração limitados somente para a atividade que será realizada. Consegue-se fazer isso eliminando todos os distratores.

3. Perda de consciência: Durante a atividade não percebe-se que está realizando a atividade, simplesmente flui, é o foco completo na realização da tarefa.

4. Tempo distorcido: O tempo não é lembrado e nem percebido, ele simplesmente passa.

5. Feedback imediato: Os erros e acertos são percebidos durante o decorrer da atividade.

6. Equilíbrio: É o equilíbrio entre a habilidade adquirida em realizar a tarefa e a dificuldade de realizá-la. A atividade nunca será simples demais a ponto de ficar entediado, nem tão complicada a ponto de desistir. É um meio-termo, percebe-se que pode realizar, mas ao mesmo tempo sabe que será um desafio.

7. Controle pessoal: Sensação de controle pessoal sobre a atividade ou situação. percebe-se que apesar de ser uma atividade desafiadora, se está no comando da atividade.

8. Recompensa: A atividade em si é muito recompensadora, sente-se uma grande realização no decorrer e no fim da tarefa.

9. Parte da atividade: Torna-se parte da atividade. Quando entra em flow vive-se 100% no momento presente, não existe passado e nem futuro.


Como entrar no estado Flow

1º - faça as atividades por si mesmo, sem ser motivado por uma recompensa externa, a motivação está em você o que vai procurar no ambiente externo, se necessário, são incentivadores. A sua experiência é a principal meta, porque a atividade por si só já é extremamente gratificante, prazerosa e recompensadora.

- Você precisa investir na sua energia mental.

- Direcione sua energia física e mental em atividades que façam com que você aprecie o momento presente.

- O fluxo (Flow) é limpo e claro, simplesmente acontece. Porém precisa de treino e prática para poder alcançá-lo.

2º - planeje o seu tempo livre e as suas atividades de forma estratégica, criando metas claras para ocupá-lo, caso contrário você pode perder a motivação e a concentração. A motivação e concentração diminuem a ansiedade.

É preciso gostar do que você está fazendo para conseguir entrar em estado de flow.

3º Para conseguir entrar em flow, precisa elimine as distrações , defina um bloco de tempo do dia em que você estará totalmente livre, sem nenhum compromisso além da atividade a ser realizada, pratique Mindfulness. É preciso se blindar contra as distrações. Acabe com tudo que possa distrair a sua mente.

4º Treine sua mente, a concentração e atenção são habilidades treináveis, então você precisa começar a treinar para entrar em flow.

Pratique manter o foco em uma tarefa pelo maior tempo possível. Assim, gradativamente você vai aumentando, cada vez mais, a sua capacidade de manter a atenção e concentração por longos períodos na sua principal atividade e o flow se tornará cada vez mais natural.

5º A prática deliberada é fundamental para que você consiga atingir níveis de flow cada vez mais profundos.

Ou seja, você deve manter uma rotina até que consiga transformar em hábitos as atividades que quer realizar em flow.


O estado de flow é caracterizado por um momento onde você está completamente focado e concentrado em uma única atividade.

Ao mesmo tempo em que você está no auge da performance e adquire um alto nível de clareza mental, você não está pensando nisso. Você não planeja o próximo passo, você não julga os resultados, as coisas simplesmente fluem.

No estado de fluxo você entra em um modo altamente produtivo.

Eu digo por experiência própria: o flow vicia.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo