MINDFULNESS - o que é? - II

Atualizado: 22 de jun. de 2020

A expressão "Atenção Plena" (também chamada de "Meditação de Atenção Plena" ou "Mindfulness"), é um estado de consciência que se cria quando a pessoa presta atenção no momento presente. é uma maneira de ter a mente aberta com relação à nossa experiência, do jeito que ela se apresenta a nós, a cada instante.

Segundo Jon Kabat-Zinn*, viver com atenção plena é abraçar toda a riqueza da sua própria vida, encontrando nela um espaço para crescer tanto em termos de força quanto de sabedoria.

Nossa educação, nossos condicionamentos e certos automatismos nos levam a nos debater quando a vida se mostra difícil e a não saboreá-la quando ela se mostra agradável. Nosso cérebro frequentemente nos leva para longe de onde estamos (para o passado ou o futuro), trazendo como consequência a "ausência" dentro de nossa própria vida.

A atenção plena propõe que dominemos paulatinamente a nossa capacidade de prestar atenção e, nos reconectarmos com todos os nossos sentidos.

"A única coisa que podemos viver são instantes." - Jon Kabat-Zinn (*) Professor emérito na Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts. Realizou estudos que formalizaram e divulgaram a atenção plena no universo médico e científico.


vidasimplesvidafeliz.blogspot.com

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo