top of page
  • Foto do escritorGilsom Castro Maia

O PAPEL DA NEUROCIÊNCIA

Atualizado: 7 de jul. de 2020

COMO A FRUSTRAÇÃO AFETA O DESEMPENHO ESPORTIVO



Enfrentar a pressão social, desestimular e regular a maneira como processamos as informações, são características que um atleta de alto desempenho pode treinar ao mesmo tempo que sua rotina física.


Após o primeiro gol do croata selecionado, o desânimo foi sentida entre os 11 argentinos que jogou sua segunda Copa do Mundo jogo Rússia 2018. Embora as questões de gestão técnica e preparação física são fundamentais para o desempenho esportivo de um time de futebol, os especialistas indicam que há muito a contribuir com as neurociências no resultado final de um confronto esportivo.


O treinamento mental, isto é, preparar a mente cognitivamente e emocionalmente para lidar com os diferentes desafios e dificuldades que o atleta apresenta, geralmente é estimulado muito pouco. Mesmo este aspecto é negligenciado frequentemente em esportes de alto rendimento, mas mesmo que seja uma disciplina na equipe ", diz o Dr. Dolores Cardona, otimização cognitiva Coordenador do Programa para os atletas do Instituto de Neurologia Cognitiva de alto desempenho ( INECO).


E é que fatores como confiança, tolerância a dificuldades, dor ou falha momentânea, manejo adequado do estresse e regulação dos estados emocionais são as características que distinguem os melhores atletas de alto rendimento, mas são também, traços que podem ser trabalhados ou exercitados. "Com base em nossa experiência, podemos dizer que" chegar ", talento e preparo físico são essenciais, mas o gerenciamento do cognitivo e do emocional são cruciais. Ou seja, "força ou resiliência mental" são fundamentais para alcançar bons resultados ", enfatiza o Dr. Cardona.


Os programas de alto desempenho da INECO visam aprimorar os recursos cognitivos que permitem aos atletas alcançar um desempenho melhor e efetivo a longo prazo. Um dos objetivos perseguidos é conseguir uma melhor assimilação da momentânea "derrota" e evitar a frustração de transformá-la em resiliência. Com este objetivo trabalhamos em três áreas: psicológica, neuropsicológica ou área física cognitiva e Mindfulness.


"Se você olhar para todas as equipes que não obter os resultados esperados no primeiro jogo, apenas alguns deles poderia transformar essa experiência em um resultado superador para o próximo jogo. Achamos que essas equipes que são treinados mentalmente e cognitivamente são mais propensos a gerar estratégias necessárias para transformar uma derrota em uma aprendizagem significativa e resiliente ", diz o especialista da INECO.


"O aspecto psicológico, inclui, por um lado, a avaliação de características de personalidade positivo e negativo para o jogo: a auto-confiança, se formos mais racional ou intuitiva, se cremos que nos é dito por outras pessoas ou se nós criamos nossa própria percepções, se tendemos a ver o lado positivo das coisas ou se, pelo contrário, vemos o lado negativo. Todos esses fatores têm impacto no jogo e na avaliação subsequente do mesmo. Assim, gestão do stress e regulação emocional funciona, como parte de competições em que um de desempenho será avaliado pelo domínio público gera altos níveis de estresse e ansiedade, especialmente selecionados a partir de um país que coloca tanta interesse, paixão e expectativas em cada copa do mundo de futebol ", explica o Dr. Cardona.


Mindfulness

"É pela mesma razão INECO funciona na prática Mindfulness com os atletas, uma técnica que lhes permite uma regulação mais eficaz das emoções (medo, incerteza, tédio, frustração) e uma acentuada diminuição preocupações ou" interferência ideacional " no momento da competição ", explica Cardona.


Ao praticar Mindfulness, acrescenta o especialista, o atleta aprende a ser plenamente consciente do aqui e agora, ser capaz de sair de sua cabeça todos os outros pensamentos e pressões para mover o que acontece sem fazer julgamentos o tempo todo sobre o que é fazendo Dessa forma, você obtém ferramentas para "fluir naturalmente" com suas habilidades pessoais diante dos desafios.


Neuropsicologia

Enquanto isso, na área neuropsicológica, as funções cerebrais são avaliadas e treinadas. As habilidades intelectuais exigidas para cada um dos esportes são variáveis ​​e na maioria dos casos são tão importantes quanto a capacidade física dos jogadores. Assim, trabalhamos no treinamento de tomada de decisão a curto e longo prazo: quando as decisões são tomadas, é preciso levar em conta não apenas as conseqüências imediatas que nossas ações geram, mas também suas conseqüências a longo prazo.


Recursos que um atleta deve exercitar

Nos esportes corporativamente e futebol são embora um pouco menos exigente do mental para esportes individuais, estão em jogo desenvolver outras habilidades, como a solidariedade, empatia grupo, papéis complementares no jogo, entre outros. Nesse sentido, o psicólogo do Esporte pode se tornar um guia ou guia do atleta em aspectos como qualidade de vida, gerenciamento do estresse dos vínculos, adesão a uma rotina disciplinada e a expectativa social de seu desempenho.


Gestão técnica organizada e planejamento de curto e longo prazo, também são fundamentais para não constranger os atletas: "Nós ainda estamos encontrando líderes, treinadores e jogadores que sabem a importância do trabalho de longo prazo em alta performance, isso pode ser visto com clareza em um jogo de futebol quando, na ausência de um plano tático e preparação eficiente, as emoções levam os jogadores e modificam comportamentos que se refletem em jogadas desorganizadas e erráticas ".


O especialista fecha: "Há muito interesse nas diferentes disciplinas em trabalhar com especialistas em neurociências e psicólogos que lhes permitam conhecer o impacto potencial que o preparo neurocognitivo produz. Em alguns casos, a resistência também é encontrada, que vem mais da ignorância que a população tem sobre a ligação entre a mente e o corpo e quanto os primeiros impactos sobre o segundo. Por outro lado, existem importantes fatores socioculturais. Por exemplo, no futebol há uma crença supervalorizada no acaso ou superstição e isso se reflete na existência de rituais e cabalas ”.


www.clarin.com/buena-vida/influye-frustracion-rendimiento-deportivo_0_BkXCh3AWQ.html


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page